Image Map Slash: Porque o guitarrista é tão cultuado mesmo nos dias atuais? Por Rodrigo Clark - Hey, Aumenta o Som

Slash: Porque o guitarrista é tão cultuado mesmo nos dias atuais? Por Rodrigo Clark

    Tenho uma forte queda pelos clássicos. É duro admitir, mas a banda do guitarrista que cultuei durante a minha infância é hoje um clássico. "O tempo passa", blá blá blá, clichês à parte, vamos ao que interessa. Nosso assunto hoje é o guitarrista Slash. Por que o Slash é tão cultuado até hoje? Por que tem gente que diz que ele é um engodo? O que significa engodo? Para esta última pergunta, recomendo o dicionário.
    Slash faz parte de uma safra cada vez mais rara de guitarristas genuinamente rockeiros, com pegada e fraseados clássicos do rock e forte influência do blues. Para essa galera, rock não é ginástica, então um bom guitarrista não é aquele que toca mil notas por segundo, mas sim o que tira o melhor som. A palavra-chave que define o Slash é MUSICALIDADE. Isso o cara tem de sobra. Infelizmente, é um artigo em falta na maioria dos novos guitarristas. A fritação desenfreada dos metaleiros mostra que os meninos foram disciplinados e passaram horas treinando os exercícios de guitarra. Parabéns! Poderiam se inscrever nas Olimpíadas. Mas não quer dizer que sejam bons músicos.
    O guitarrista, antes de ser um instrumentista, é um músico. E músico bom tem que ter musicalidade, aquela inclinação natural para extrair um bom som, marcante e inspirado. Certa vez tive a infelicidade de ler algum boçal comentar na internet que o que o Slash faz ele fazia com o pé nas costas. Em primeiro lugar, não sei o que o pé tem a ver (a menos que se esteja usando wah wah). Depois, é triste ver que há gente que simplesmente não entende. O mérito do Slash, ou de qualquer guitarrista, não é ser o mais veloz. Isso é bobeira de moleque que não sabe o que é tocar guitarra e tem baixa auto-estima. O mérito do Slash é o legado que ele deixou, principalmente nas melodias das músicas dos Guns N' Roses. Repetir o que está gravado nos discos é muito fácil, de fato. CRIAR essas melodias é que é trabalho de gênio! Você consegue tocar "Sweet child o' mine" inteira igualzinho à gravação do Appetite for Desctruction, eu sei. Mas será que você consegue criar, compor, do nada, uma pérola como essa música?
    Eu não queria apelar, mas não resisto a este golpe de misericódia: tal qual Saul Hudson (sim, o Slash), um famoso guitarrista de Seattle também não era o mais rápido, mas é incontestavelmente o melhor guitarrista da História. Seu nome era James Marshall Hendrix. Jimi está para a guitarra assim como Oscar Niemeyer está para a arquitetura urbanística brasileira. E mais uma vez, a palavra-chave para um bom guitarrista está presente: musicalidade. O mesmo pode ser dito de grandes guitarristas consagrados, como Joe Satriani, Eric Clapton, Jimmy Page, Ritchie Blackmore, B. B. King etc.
    Você pode continuar gostando de Yngwie Malmsteen. Eu também gosto muito. Você pode continuar ouvindo Avenged Sevenfold sem medo de ser feliz. Eu também me amarro nessa banda. Mas, se quiser criticar o Slash, tenha bons argumentos. Se quiser discutir como gente grande, aprenda mais sobre o assunto.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.