Image Map Camisa do Ramones, por Rodrigo Clark - Hey, Aumenta o Som

Camisa do Ramones, por Rodrigo Clark


       Um fenômeno recente tem sido muito comentado na internet: o boom das camisetas da banda punk The Ramones. De uns tempos para cá, todo mundo tem uma. Claro que isso causa certa estranheza. Principalmente porque os Ramones já acabaram há quase vinte anos. O último álbum de estúdio lançado, "Adios Amigos", data de 1996. Então de onde veio essa moda de Ramones?
Os primeiros comentários sobre o enxame dessas camisetas ocorreu em setembro de 2013, na ocasião do Rock in Rio: muitos jovens compareceram ao evento com o modelito. Mais recentemente, reparamos que lojas de departamentos estavam lançando uma chamada "moda rock" e lá estava a estampa do quarteto nova iorquino. Um encarte da C&A me chamou a atenção por expor modelos vestindo camisas dos Guns N' Roses. Imaginei que fosse por causa do show da banda, que ocorreria em breve no Brasil. Não seria novidade: minha primeira camiseta do Guns foi comprada na extinta Company, marca preferida dos playboys cariocas no início dos anos 90. Eu tinha apenas nove anos de idade e, naturalmente, não refleti sobre o fato na época. De qualquer forma, não era comum encontrar camisa de banda de rock em lojas populares. Pelo contrário, o caminho natural do rockeiro carioca (pelo menos na zona sul) era procurar suas camisetas nas lojas apropriadas, como a antiga Hard&Heavy, em Ipanema.
*Para catarse dos rockeiros, recomento este vídeo:
O peito é um outdoor onde a camiseta transmite uma ideia. Pode ser a paixão por um time de futebol, uma frase engraçadinha, referência a uma viagem ou o gosto musical da pessoa. Por isso, essa pessoa ficaria ofendida de ver o nome de sua banda preferida no peito de outra pessoa que não sabe nada sobre aquela banda. Isso é uma grande bobagem. Primeiro porque cada um veste o que bem entender, com respaldo constitucional da liberdade reconhecida pelo art. 5º, II. Segundo porque deter grande quantidade de conhecimento inútil sobre determinada banda de rock não faz de ninguém uma autoridade no assunto, passível de consulta por outros que queiram vestir a mesma roupa. Música é diversão, entretenimento, e não uma bandeira política a ser defendida. Porém, é claro, a primeira reação é passional. Eu também ficaria irritado em ver um leigo usando uma camisa do Iron Maiden. A torcida do Vasco faz isso.
Sobre o fenômeno da camiseta dos Ramones, creio que a escolha dessa banda não foi aleatória. Pouquíssimas bandas são praticamente unanimidade entre os rockeiros. Há quem ame e quem odeie Avenged Sevenfold, Nirvana ou Guns N' Roses, por exemplo, mas com os Ramones isso é muito raro. Certa vez, João Gordo (notório punk paulistano, vocalista dos Ratos do Porão) recebeu Los Hermanos em seu programa de televisão e expulsou Marcelo Camelo por dizer que não gostava de Ramones.
Muita gente critica essa grande quantidade de camisetas dos Ramones em circulação. Paradoxalmente, uma das maiores reclamações dos rockeiros é a marginalidade do rock nas rádios e eventos musicais no país. Toca-se muito sertanejo e pouco rock. Mas quando surge uma brecha para a popularização do rock, é motivo de ogeriza. Afinal, o que querem os rockeiros?

  • Rodrigo Clark é rockeiro, fã de Ramones, tem a discografia completa da banda e uma camiseta dos Ramones que não foi comprada em loja de departamento.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.