Image Map A História do Rock (Parte 1: Anos 50 e 60) - por Rodrigo Clark - Hey, Aumenta o Som

A História do Rock (Parte 1: Anos 50 e 60) - por Rodrigo Clark



A HISTÓRIA DO ROCK ATRAVÉS DE SEUS ÍCONES
Parte 1 - Anos 50 e 60

Não há consenso sobre o momento exato em que nasceu o Rock. Há quem atribua a paternidade a Elvis Presley, por uma gravação de uma fita para sua mãe, em 1954, que custou meros 4 dólares. Outros defendem que o Rock surgiu de uma aceleração do clássico twelve-bar blues, pelas mãos de Chuck Berry, por volta de 1958. O guitarrista de um riff só inovou ao transformar a guitarra no instrumento símbolo do Rock. A fórmula harmônica também foi usada por outros grandes nomes da época, como Little Richard e Jerry Lee Lewis. 
Fãs do rockabilly americano do final dos anos 50, os Beatles começaram tocando esse tipo de som, mas em um formato diferente: baseando-se nas guitarras. Até então, eram comuns bandas com vários integrantes e timbres diversos, como piano e saxofone, por exemplo. Os Beatles chegaram a ser dispensados sob o argumento de que as guitar-bands seriam uma moda passageira, sem futuro... Pois é. O fato é que os Beatles contavam com duas figuras geniais: John Lennon e Paul McCartney. John tinha na veia a pura atitude Rock'n'Roll e mais tarde se revelou um grande letrista. Paul sempre foi um músico excepcional, criador de belíssimas melodias. Assim, a primeira fase da banda foi permeada de sucessos chicletes que fizeram a juventude pirar no início dos anos 60. Mais tarde, solidificaram a carreira e imprimiram seu nome na História da música e da cultura de forma geral ao lançarem um repertório mais denso e revolucionário para a época. De fato, você ouve fácil a influência dos Beatles em artistas (especialmente os britânicos) como Pink Floyd, Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath, Jimi Hendrix, Bon Jovi, Aerosmith, Oasis etc.
Contemporâneos e eternos rivais dos Beatles, os Rolling Stones surgiram tocando blues, mas ficaram conhecidos como os precursores do hard rock, com suas músicas permeadas de riffs de guitarra. Mick Jagger e Keith Richards figuraram a primeira dupla "vocal + lead guitar" nas bandas de rock, seguidas depois por Robert Plant e Jimmy Page, Ozzy Osbourne e Tony Iommi, Ian Gillan e Richie Blackmore, Steven Tyler e Joe Perry, Jon Bon Jovi e Ritchie Sambora, Axl Rose e Slash e, mais atualmente, M. Shadows e Synyster Gates.
Outro artista fundamental dos anos 60 foi Jimi Hendrix, americano de Seattle, mas que ficou famoso a partir do cenário britânico. Jimi inaugurou um novo jeito de tocar guitarra. Nunca vi um guitarrista sério que não fizesse reverência a Hendrix.
Também merece menção o Cream, que durou pouco, mas influenciou várias outras bandas. O Cream tinha na guitarra ninguém menos que Eric Clapton.
O contexto do final dos anos 60 era de muita psicodelia, com o movimento hippie e o chamado "flower power". Um álbum fundamental da época foi o "Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band", dos Beatles. Ao lado de Jimi Hendrix, os maiores ícones daquele final de década foram Janis Joplin e Jim Morrison (The Doors). Os três, aliás, inauguraram o famoso clube dos 27, de artistas que morreram precocemente, aos 27 anos de idade.
Em 1970, indo contra tudo que acontecia na música, surgiu na Inglaterra uma banda muito sinistra, de caras vestidos de preto e invocando temas sombrios. Mas isso é assunto para a próxima semana...

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.