Image Map The Voice: A Voz, mas para dizer o que? - Hey, Aumenta o Som

The Voice: A Voz, mas para dizer o que?


Você já assistiu ao "The Voice"? É, aquele programa de televisão em que vários candidatos cantores disputam para ver qual é o mais firulento. Uma bosta, como quase tudo que a Rede Globo faz. Quer dizer então que a arte, a música, agora se resume a isso: uma voz bem impostada? E a música? E o conteúdo?
A proposta do programa seria supostamente revelar novos talentos, cantores que mais se destacam. Mas, veja bem, o repertório do programa é música popular. O cantor popular é um artista que fala com o povo. Então é bom que diga alguma coisa. No "The Voice", o que se vê é um monte de cantores firulentos. E só! A maioria canta maravilhosamente bem. Que vão para um conservatório de música, então!
A questão é a seguinte: o programa se chama "The Voice", a voz. Mas é "a voz" para dizer o quê? O Brasil teve e tem vários artistas excelentes, que não se destacam exatamente como cantores. São artistas fundamentais para a música brasileira, que, com certeza, não passariam no "The Voice". Raul Seixas, Rita Lee, Cazuza, Herbert Vianna etc. O próprio Renato Russo, rudimentar no início da carreira, só se tornou um grande cantor depois.E o Chorão, alguém consegue imaginá-lo lá?
Então, quando você for assistir à bosta desse programa, pare e pense: é disso mesmo que a música brasileira precisa? Onde estão os novos Renatos, Herberts, Humbertos e Cazuzas? Não, esses não são bons... Por isso, eu volto a indagar: a voz para dizer o quê?
 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.