Image Map Poseragem x Livre Arbitrio: vou ser aceito se curtir o que gosto? - Hey, Aumenta o Som

Poseragem x Livre Arbitrio: vou ser aceito se curtir o que gosto?


Eu gosto da banda pela música ou pelo estilo?
Se você respondeu o estilo, pode parar! Não merece nem ler a matéria de tão poser que é. E vou explicar o porque, mas primeiramente, entenda o sentido de Poser na definição modinha:
Poser: é um termo pejorativo, usado frequentemente nas subculturas punk, metal, gótico, entre outros, para descrever "uma pessoa que finge ser algo que ela não é", copiando vestimentas, vocabulário e/ou maneirismos de um grupo ou subcultura, geralmente para conseguir aceitação dentro de um grupo ou por popularidade em meio a vários outros grupos, mas que não compartilha ou não entende os valores ou a filosofia da subcultura. 
 E agora o que realmente significa:
Poser: termo usado por críticos musicais experientes para descrever bandas que são vistas como excessivamente comerciais, como grupos de glam metal simpatizantes da MTV.
E na definição de Sara Sthefany:
Poser é deixar de ouvir/ser/sentir/vestir o que gosta por medo da opinião alheia.
 Como se pode notar, poser vem do latim poseur ou seja, aquele que mantém a pose para vender seu trabalho. Usado em bandas extremamente comerciais, alguns metaleiros, como os fodões se auto-intitulam, usam o termo erroneamente para definir alguém que não curte o mesmo estilo de vida,musical, banda, que eles.
Desmerecendo outros músicos fantásticos, os metaleiros só tem preferencia apenas por algumas bandas e, se você não as ouve porque sinceramente não lhe agrada, você é poser. Nesse contexto, muitas pessoas se sentem na obrigação de se enturmarem com os metaleiros, fingindo ser o que não são e ouvindo o que não gostam apenas por aceitação e, pior de tudo, chega a desmerecer a banda que é realmente importante pra eles apenas para não serem julgados e em situações extremas, sofrer o famoso bullying.
Só pra constar: pra mim, quem pratica bullying é alguém que não tem amor próprio e precisa diminuir outra pessoa apenas pra se sentir um pouco melhor. Na boa, se você faz isso, pede ajuda pra sua mãe doentinho.
Mas agora que são elas: a questão se torna bíblica: Calma, Sara não vai implantar religião na cabeça de ninguém!
Mas convenhamos, quando Deus, Jeová, Buda, Alá, ou como você denomina o poder superior que nos cerca criou o mundo, esse poder superior instituiu aos homens o livre arbítrio, ou seja, o juízo livre, é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos. Ele é uma crença religiosa ou uma proposta filosófica que defende que a pessoa tem o poder de decidir suas ações e pensamentos segundo seu próprio desejo e crença.
Então porque nos vemos obrigados a gostar, vestir, ouvir algo que não nos agrada se temos uma escolha? Por aceitação? Isso não justifica.
Antes de mais nada, se aceite. Esse é o caminho pra cura de seus demônios.


Eu escolhi como destaque a banda Avenged Sevenfold e a cantora Avril Lavigne para destacar a postagem porque ambos são considerados posers de si mesmo apenas pela mudança radical no estilo. 
Em tese, a essência musical continua a mesma, as letras falam dos mesmos assuntos de antes, e o núcleo do trabalho evidentemente é o mesmo. Então porque são considerados poseres? A resposta é: simplesmente porque evoluíram. Cresceram, amadureceram e decidiram usar roupas, maquiagem, cabelo dos quais eles gostam porque foi lhes dado o livre arbítrio de escolher quem querem sere o que querem tocar e tocar para seus verdadeiros fãs.
E se pensa o contrario, sinto muito, abra sua mente e pratique algo chamado respeito e entenda: cada um gosta daquilo que quer.
Concluindo, eu sou uma pessoa que gosta de música, seja ela metal, pop, emo, screamo, gótico. E tenho um orgulho extremo de tudo que ouço, pois isso define quem sou. Somos um quebra cabeça de peças soltas e espalhadas. Ninguém é feito apenas por pele,ou por sangue. Então porque se limitar?
E quando alguém chamar seus músicos favoritos de poser, respondam: ELES SÃO MÚSICOS E NÃO MODELOS.

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.